Não se preocupe, seja feliz! =)

terça-feira, janeiro 24, 2006

Homenagem aos pais

Bom dia a todos!

Gostaria que agora as minhas palavras fossem feitas palavras de todos os formandos presentes aqui hoje. Que cada pai e cada mãe ouvissem em minha voz a voz de seu filho.


Meus queridos, amados pais,

Viver implica em encontrar todos os dias a resposta a uma série de questionamentos.

  • Que horas eu vou acordar amanhã?
  • O que vou almoçar hoje?
  • Será que vai chover?
  • Caso ou compro uma bicicleta?
  • Ir ou não ir? Ser ou não ser?
São muitas as perguntas que a vida nos faz. Perguntas ora simples, ora mais difíceis. E a nossa vida é a soma das respostas que conseguimos: respostas dadas às vezes pelas nossas escolhas, outras vezes pelas escolhas daqueles que nos cercam, outras ainda pelo El Niño, pelo governo, pelo guarda de trânsito.

Muitas dessas respostas levam a outras novas perguntas. Ter um filho certamente é uma difícil e demorada resposta, que leva a muitos outros grandes questionamentos. Posso imaginar quantas perguntas habitaram a cabeça de vocês, meus pais, assim que receberam a noticia de que eu chegaria a este mundo:

  • Será que é menino ou menina?
  • Vai gostar de geografia, ou vai preferir a matemática?
  • Vai puxar a mãe ou vai se parecer mais com o pai?
  • Vai se casar e me trazer netos?
  • Será que vai gostar de comer toda a salada?
  • O que vai ser quando crescer?
São perguntas que vocês faziam já bem antes de eu nascer... Cada uma delas retratava as preocupações e as muitas esperanças depositadas numa nova vida que estava a caminho. Um filho, sim, modifica a vida dos pais. Tenho certeza que mudei a vida de vocês, e os seus questionamentos passaram a se preocupar comigo também.

Nesta minha mensagem, no dia de hoje, eu quero agradecer por vocês sempre fazerem parte, de alguma forma, de todas as perguntas e de todas as respostas da minha vida.

No início, quando eu era criança, obrigada, mãe, pelas respostas nas papinhas, nas músicas que você me ensinou a cantar, nas histórias que você me contava. Obrigada por fazer eu encontrar as respostas para o meu sono no seu colo, as respostas para as minhas malcriações nas suas broncas.

Pai, obrigada por me dar a resposta da vontade de crescer ao me carregar nos braços e me erguer ate lá no alto! Isso me dava uma vontade enorme de ficar grande e um dia ter o seu tamanho! Obrigada por fazer eu encontrar a resposta de como andar de bicicleta sem as rodinhas, de como matar o calor de uma tarde de domingo com uma mangueira de água no quintal.

O tempo passou, e pouco a pouco eu fui aprendendo com vocês, meus queridos pais, a como dar as respostas que a vida me cobrou. Quero agradecer profundamente pelo exemplo que sempre tive de vocês dois.

Muito obrigada, minha mãe, pelo seu exemplo de dedicação e de amor a nossa família. Muito obrigada, pai, pelo seu exemplo de honestidade e de justiça. Mãe, obrigada pelas doses de razão que você me ensinou a ter. Pai, obrigada pelo seu bom-humor. E também obrigada pelo seu mau-humor.

Agradeço a vocês dois por fazerem de suas vidas um grande exemplo para mim. Com estes exemplos, cada resposta minha tem uma marca da educação que vocês me deram.

Pai, mãe: aqui neste palco hoje está a filha de vocês. De beca, feliz, com meus vinte e poucos anos. Eu virei uma Engenheira de Computação. É mais uma resposta para a vida. Acho que estou virando gente grande...

Muito obrigada não apenas por fazerem parte tão importante em todas as respostas que dei até agora. Mais ainda: a minha eterna gratidão por vocês me ensinarem e incentivarem a sempre criar novas e cada mais desafiadoras perguntas para a minha vida.

Amo muito vocês dois!

Obrigada!
Discurso escrito e proferido pela Kelly
no mesmo dia do que consta logo abaixo

9 Comments:

  • poxa, lucão, que mensagem bonita! que Deus te ajude e q vc se esforce pra ser um profissional exemplar e... ah, na boa, não muda muito não, tá? não fica muito responsável senão vc vai ficar sério demais... também não vai ser muito desleixado, pq aí as coisas descambam... corte sempre as unhas e tome sempre banho que tá ótimo!
    E seja feliz sendo exatamente quem vc é!!! E PARABÉNS PELA CONQUISTA, MEU AMIGO!

    By Anonymous Rodrigo Kalamar, at 3:30 PM  

  • Essa foi a Kelly que escreveu, Rô! =)

    By Blogger Lucas, at 3:40 PM  

  • eu percebi, mas mesmo assim mantenho os meus votos e meus parabéns... e manda um abç pra kelly e diz pra ela que ela escreve muito bem! [ ]'s!

    By Anonymous Rodrigo de novo..., at 3:49 PM  

  • Que meeeeeeeeeeeerda

    By Anonymous Anônimo, at 5:40 PM  

  • adorei até me veio uma lagrima ao olho
    fiquei super emocionada e se nao se importar vou tirar nota para a minha homenagem aos meus pais no dia do meu casamento

    beijinhos

    e valéu hein?

    By Anonymous Anônimo, at 10:59 AM  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    By Blogger Paloma, at 11:57 AM  

  • PAI TE AMO DE CORAÇAO BIA

    By Anonymous Anônimo, at 2:58 PM  

  • amei lindas blog, hoje deixo meu blog para voce deixar um depoimento...........da amiga Francisca..http://franciscafesempre.wordpress.com/

    By Blogger Francisca, at 12:44 PM  

  • HOJE DEIXO MEU BLOG lindas mensagens. http://franciscafesempre.wordpress.com/

    By Anonymous FRANCISCA, at 12:46 PM  

Postar um comentário

<< Home